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AUTOMAÇÃO COM FIBONACCI PARA LINHAS DE PRODUÇÃO (A.F.L.P)

Resumo do Trabalho

AUTOMAÇÃO COM FIBONACCI PARA LINHAS DE PRODUÇÃO (A.F.L.P) Gustavo Pinzon Pereira João Vitor Valim Bastos da Silva Lucas Oliveira da Silva Nino Ernesto Iablonovski Heibutcke Orientadora:Guiomar de Souza RESUMO A partir do gosto pela área da robótica e da matemática, pensou-se em unir as duas em um projeto. Como a Indústria é uma das áreas que mais avança no setor da robótica e da automação começou a busca por compreender como funcionam os processos. Ao estudar a Sequência de Fibonacci e ver sua aplicabilidade, principalmente na análise de mercados financeiros e na ciência da computação, surgiu o questionamento, seria aplicável na programação das máquinas? Surgiu então, a Automação com Fibonacci para Linhas de Produção (A.F.L.P). As linhas de produção industrial têm grande importância na sociedade atual, pois é nelas que os produtos são criados e desenvolvidos em larga escala, para uso industrial, comercial, doméstico, automobilístico, entre outros. O problema de pesquisa é direcionar recursos, pois em muitas empresas há intervalos durante os processos e mesmo sendo pequenos, geram um grande atraso na linha de produção, gerando assim, diminuição no processamento dos produtos e por consequência a redução do lucro da empresa. O A.F.L.P pretende diminuir esses intervalos, a melhora na automação pode impactar as formas de produção atual, gerando avanços no modo de vida humana e das empresas possibilitando assim, aumento nas oportunidades de trabalho na área da automação e da robótica. A automatização das indústrias tem promovido um cenário positivo, seguro e produtivo tanto para o crescimento do setor industrial, quanto para os trabalhadores dessas empresas que operam essas linhas de produção. A aplicação da A.F.L.P na diminuição dos intervalos de tempo entre cada função dentro de uma linha de produção autônoma, será com o emprego da sequência de Fibonacci e dois robôs que realizam determinadas funções em sua linha de produção, aumentando a produtividade, com a redução do intervalo de tempo entre essas funções executadas. O A.F.L.P propõe-se a trazer uma solução simples e viável que pretende auxiliar num dos problemas encontrados na área da automação. Serão dois modelos robóticos que com a união de placas de Arduino farão a composição da programação final. Os robôs serão a parte de engenharia do projeto, ou seja, o artefato que ajudará explicar a teoria do projeto comprovando ou não a hipótese da diminuição dos intervalos de tempo utilizando a sequência de Fibonacci na programação. Portanto, para contribuição dos processos de produção nas indústrias, serão utilizados conceitos matemáticos e da ciência da automação, já conhecidos e utilizados no aprimoramento do sistema industrial atual. A partir da pergunta o quanto a aplicação da sequência de Fibonacci na programação das linhas de produção industrial podem reduzir tempo e custos? Surge a hipótese de solução como a programação foi construída, segue descrição neste fluxo de informações: Após a inicialização da aplicação que é, um processo que aloca memória no sistema e energiza todas as funções, começa o processo de instanciamento ou entrada do código. Neste processo todas as thread e variáveis fundamentais da aplicação são instanciadas. A partir deste ponto o código é dividido em dois ?Sub-Códigos? (Threads) e um principal (Main). Uma destas Threads, irá cuidar dos dados de operação, sejam eles relatórios da atual situação ou até mesmo seções que já foram finalizadas de outros dias. A segunda Thread irá cuidar das tarefas que precisam ser realizadas em paralelo com a principal, são elas: Cuidar da criação e tratamento da sequência de fibonacci que será usada no processo, também erros que podem vir a acontecer no código. O código principal irá introduzir as condições de lógica já estabelecida, além disto, será nele que a rotina das máquinas será inicializada. Antes de inicializar o Maincode, é estabelecida uma condição de segurança que verifica o estado atual da linha de produção, impedindo que inicie caso esteja com algum problema. Chega então a parte onde será estabelecido a lógica de funcionamento de cada uma das funções, utilizando 2 funções ou mais em looping, estabelece um valor inicial igual 1 para cada um das funções. Verifica-se se o valor recebido pelo sistema bate com o valor esperado, ao término das funções, os valores atuais que estão sendo enviados pelos robôs serão somados com o valor atual VN (Valor novo). O resultado será novamente verificado e se tornará o valor do sistema. Formando então uma sequência de valores na ordem da sequência de fibonacci. Este processo se repete infinitamente até que ou a linha seja parada ou se um problema ocorrer. Para evitar um valor muito alto o sistema de números é resetado quando atinge mais de 50 dígitos. O poder de processamento que este código exige é extremamente baixo, podendo ser operado em qualquer microcontrolador da atualidade ou SO (Sistema Operacional). As principais características a serem destacadas são: Alta performance em sistemas; Simplicidade e eficácia; Facilidade na implementação de linhas automatizadas; Velocidade e precisão na execução. Todas essas habilidades foram implementadas no código, permitindo gerar um trabalho mais limpo e estruturado. Assim independente da de onde for aplicado será fácil modificar o necessário e permitir uma alta compreensão do trabalho. Foram produzidos dois programas, um baseado em Java e outro baseado em C++. Primeiramente foi programado em Java, para que fosse possível adicionar uma interface gráfica. Porém, foi percebido que o código ficava muito extenso e verboso, podendo causar problema de processamento para microcontroladores da indústria, para resolver foi pensado em usar uma linguagem mais acessível, que fosse compatível e rápida compatível com Arduino. Atualmente foi construído um protótipo em C++, usando três bibliotecas, são elas math.h, thread.h e IRemote. Palavras-chave: Compartilhamento, precisão, sequência de Fibonacci.

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