As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e a robótica vêm se destacando como uma importante ferramenta de ensino, pois robôs instigam a curiosidade de crianças e adultos. Por essa e outras razões a robótica pode ser considerada uma ferramenta que proporciona o aprendizado de conceitos, tais como, os de física, matemática, geografia, programação entre outros, de forma simples e agradável. Por outro lado, a busca por metodologias para facilitar o aprendizado da Física enfrenta o desafio de encontrar formas e métodos que motivem o aluno a contextualizar e solucionar problemas. Portanto, dentro das possibilidades e alternativas para envolver os alunos no processo da aprendizagem da Física, a robótica educativa é apresentada como uma metodologia didática que facilita e estimula o aluno. Assim sendo, este projeto propôs a utilização de kit?s de robótica e a plataforma Arduino na construção de uma mesa de Pinball para demonstrar de forma lúdica alguns conceitos da Física. Justifica-se este projeto, pois, levando-se em consideração que o profissional de informática deve ser apto a explorar novas ideias e descobrir novos caminhos na aplicação de conceitos técnico-científicos e na resolução de problemas, a robótica educacional torna-se uma ferramenta importante, pois através dela pode-se propor atividades que une aprendizado e prazer. Além disso, valoriza o trabalho em grupo e a cooperação, além de proporcionar experiências diferenciadas no aprendizado da Física. A relevância científica e social deste estudo consiste em possibilitar aos alunos do Curso Técnico em Informática do IFRO ? Campus Cacoal meios para identificar possíveis resoluções de problemas que poderiam ser reais, além de desenvolver o conhecimento de várias ferramentas tecnológicas e ao mesmo tempo realizarem experiências didáticas que demonstrem os conceitos estudados na Física. A metodologia utilizada consistiu primeiramente em um levantamento bibliográfico e estudo dos diversos sensores compatíveis com Arduino. Após este estudo, foi realizada uma pesquisa experimental onde implementou-se um protótipo de uma mesa de Pinball e utilizou-se alguns sensores para capturar dados e aplicá-los no estudo da Física. Como resultados obteve-se uma forma lúdica de aprender e ensinar conceitos da Física tais como força, impulso, atrito, velocidade, etc. Conclui-se que o projeto atingiu seu objetivo e espera-se ampliá-lo para abranger mais áreas do conhecimento humano.
Photography (1999 – 2013)
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