UM TOQUE DE ROBÓTICA O tema abordado nesse artigo está relacionado com o uso da Robótica em sala de aula. De caráter bibliográfico (Lakatos, 2008), propõe-se analisar como pode ser trabalhado pedagogicamente o uso da música e arte na sala de aula de forma a favorecer o ensino e aprendizagem, Embasados nesse propósito, surge a ideia de unirmos os recursos música, robótica e as artes visuais, que ganharam destaque na producão e continuidade daquilo que tinhamos em mente, trazendo para a sala de aula, uma proposta inovadora que une interação, inovação, atratividade e excelentes resultados na aprendizagem, contribuindo assim para a formação integral dos nossos discentes de forma prazerosa. Segundo Papert (1994) as novas tecnologias trazem um potencial valioso além do dinamismo no ambiente de aprendizagem. Howard (1985) julga a música como uma das artes e ciência de maior conceito da sociedade. Ele ainda acrescenta que, as mudanças históricas e políticas, delimitaram o espaço a que se destina a múcisa, mesmo sendo ela um beneficio para o ser humano que busca expressar-se musicalmente; além de ajudar no metabolismo corporal, desevolve a mente, a lógica e a sensibilidade; beneficios esses que podem ser atraídos ainda na gestação. Nos primeiros meses de vida, a música clássica é benéfica para o relaxamento do sono e colabora em outros períodos. Logo, associada à robótica, prima pela conquista do aluno afim de inserí-lo no mundo das tecnologias de maneira inovadora, visando a sua preparação para uma melhor absorção do conteúdo escolar, trazendo para a prática os conceitos e teorias aplicados na sala de aula. Enquanto arte, a música favorece o desenvolvimento cultural como uma linguagem. Em nosso convívio escolar, não foi dificil perceber o interesse e a dedicação dos discentes em colocar em prática, àquilo que inicialmente aprenderam. Com o uso das noçoes básicas de música, aplicadas ao desejo de se tornarem pequenos compositores, se utilizaram de suas experiências e a partir do estudo das notas musicais, foram além do simples, Dó, Ré, Mi, Sol, Lá, Si. Conhecer o universo da música, ler cada partitura, aprender com as músicas regionais da nossa cidade e do mundo, unir robótica e arte num toque especial, são objetivos que nos motivaram enquanto professoras, a elaborar uma proposta de trabalho inovador através do Projeto ? Um toque de Robótica?, desenvolvido no Instituto Paraíbano Infanto Juvenil, Os alunos foram desafiados a criar um robô inteligente que, programado, pudesse demonstrar suas habilidades a partir do uso da arte musical. Com a utilização do Kit Alpha Maker, surgiu a ideia de construir um piano que fosse capaz de interagir com os alunos envolvidos. Utilizamos uma Placa Maker Versão 1.2 de prototipagem rápida, porém mais fácil de ser usada no mercado, com um alto grau de compatibilidade com as placas da família Arduíno, programada com diferentes linguagens de programação. A construção do protótipo foi realizada por um grupo de alunos do sétimo e oitavo anos, no total de 3 (três) participantes. Os alunos traziam consigo, noções básicas de música, o que de certa forma, colaborou para o avanço do trabalho. O grupo reservou horários especificos para as oficinas de montagem, programação e estudo das partituras e notas musicais. A intencionalidade da criação do piano foi, trazer para a sala de aula, a musicalidade investida na arte, com o uso da robótica enquanto recurso inovador, e despertar nos participantes, a vontade de se aprofundar e utilizar a música como atratividade e construção do saber. O acervo de músicas selecionadas pelo grupo para o estudo das partituras e letras, traz a tona, trabalhos de cantores regionais, bem como nacionais, internacionais e de renome. Entre as músicas, destaca-se, o Hino Nacional Brasileiro, Asa branca de Luiz Gonzaga, The final countdown, entre outras. O trabalho desenvolvido teve pontos relevantes no tocante aos testes para a sua finalização. Inúmeras vezes, trabalhamos na intenção de formar e concluir cada partitura. . O material utilizado para esses testes foram: notebooks e o Sotware Legal Maker, de linguagem simples, que traz em suas configurações, os niveis fáceis e complexos para programar, além dos idiomas em português, inglês e espanhol. O Legal Maker oferece ainda, a opção de salvar cada programa em exercício, o que de certa forma, contribuiu para a análise dos testes que eram construídos e salvos, nomeados em versões; como exemplo: HinonacionalV1.leg. Realizadas a apartir da programação concedida, as notas musicais eram formadas de acordo com o tempo em segundos. Esse tempo dependia da nota que a música necessitasse para que o seu rítmo fosse perfeito. Autêntico e eficiente, o robô respondeu com aptidão, cada missão, a ele estabelecida, e assim, a música cumpriu mais uma vez sua função de socializar, educar, estimular a criatividade bem como desenvolver habilidades motoras. Em seguida, o trabalho foi vivenciado por todos os alunos das respectivas salas, somando um totas de 75 alunos. O trabalho foi aceito em massa pela instituição, que optou por agendar uma apresentação nas demais salas, a fim de que todos os alunos possam usurfruir da atratividade que ora já tem varias ideias para seu crescimento. Reconhecemos os desafios que resultaram nos acertos, e a imensa satisfação de levar a educação musical com excelente qualidade para os nossos alunos. Sendo assim, com o que foi levantado ao longo da realização desse trabalho é possível concluir que tecnologia vem alcançando espaços merecidos. O educador e o educando vêm assumindo papéis distintos se comparados aos tempos atrás, cada momento vivenciado deve ser valorizado e colocados em prática, não somente nas atividades com o uso da robótica, mas em todo contexto que envolve a sala de aula, afinal de contas, o contexto citado parte do princípio de que somos todos parceiros na construção do conhecimento com qualidade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Howard, Walter. A música e a criança. São Paulo: Summus, 1984. Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas. 2009 Papert, Seymour. A Máquina das crianças: repensando a escola na era da Informática. Porto Alegre,ArtesMedicas, 1994.
Photography (1999 – 2013)
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