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Eu Robô- A tecnologia ao nosso lado.

Resumo do Trabalho

INTRODUÇÃO O crescimento atual da robótica tanto educacional como competitiva, nos leva a crer que este setor merece um uma atenção maior e específica. Pensando neste mercado que nos três últimos anos invadiu as escolas brasileiras, e que desperta interesse entre jovens de todas as idades e adultos. A inserção de recursos tecnológicos como forma de auxílio na educação é um dos grandes debates abertos atualmente. Em países de primeiro mundo esse assunto já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso a recursos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência. Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de soluções livres, abrindo assim um campo interessante para disseminação de recursos tecnológicos. Curiosidade, empolgação, concentração, orgulho e prazer. Nós entendemos que a aprendizagem efetiva passa por essas emoções. Também entendemos que os estudantes aprendem melhor quando eles constroem algo em que eles acham algum significado pessoal - seja um robô, um poema, um castelo de areia ou um programa de computador. Os projetos/dispositivos são desenvolvidos de modo que os alunos construam seu próprio conhecimento e associe-o a algo de sua vivência. Atualmente, o computador é usado como ferramenta de captação de informações, ou seja, uma biblioteca mais fácil, rápida e atrativa que bibliotecas tradicionais. Entretanto, aliar o computador a programas específicos para o ensino e equipar os laboratórios de estrutura de ponta, como a robótica, é um salto de qualidade evidente. A integração de disciplinas, a necessidade do trabalho em equipe e o desenvolvimento de facilidades e idéias foram os principais objetivos deste projeto, além de ensinar aos alunos noções de gerenciamento e execução de projetos, realidades no cotidiano de um engenheiro e que têm que ser estudadas e absorvidas o quanto antes. Este projeto foi realizado em duas etapas trabalhadas de forma independentes: a prova teórica da OBR (olimpíada Brasileira de Robótica) juntamente com o desenvolvimento de um Software para fazer o controle automático e servir de ?inteligência? para o Robô (ao se falar robô pode-se entender também como carrinho e vice-versa) e o desenvolvimento do Hardware do carrinho com seus motores, bem como as placas para suportarem o ?cérebro? e as outras junções para comunicação entre o Software e Hardware.

Portraits

Photography (1999 – 2013)

Chapter 9 Nomadic Lifestyle

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