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Ações robóticas baseadas em PLN incidentes sobre o micromundo do robotlplc

Ações robóticas baseadas em PLN incidentes sobre o micromundo do robotlplc

Resumo do Trabalho

O objetivo principal do trabalho foi realizar substituições de placas, motores, garra robótica e plataforma de suporte do micromundo de forma a adequar a arquitetura de hardware do robotlplc visando a habilitá-lo a operar em um micromundo, o ?mundo de blocos?, utilizando-se de recursos físicos e computacionais que possibilitem Processamento de Linguagem Natural, de acordo com as propostas de Souza (2014). Para viabilizar alcançarmos o nosso objetivo de pesquisa, buscamos nossa fundamentação teórica na concepção de ?Arquitetura de Hardware? que sustenta-se sobre três paradigmas: o hierárquico, o reativo e o híbrido deliberativo/reativo. A busca pelo entendimento do processamento da linguagem atrai pesquisadores de diversas áreas, e dentre eles, pesquisadores da inteligência artificial. Desde 1940, o processamento da linguagem natural vem sendo estudado por pesquisadores da área da informática. As pesquisas nessa área iniciaram-se durante a segunda guerra mundial, na tentativa de desenvolver máquinas tradutoras. ?A capacidade de se comunicar em um tipo de linguagem natural seja ela inglês ou tagalog parece ser considerada, às vezes, a aspiração máxima da raça humana.? (RICH, 1994,p.295). No início dos anos 70, Terry Winograd, ao desenvolver sua tese de doutorado no Massachussetts Institute of Technology (MIT), orientado por Seymour Papert, desenvolveu um trabalho que foi um importante marco nas pesquisas de Inteligência Artificial (IA). O sistema desenvolvido por Winograd (1971), também classificado como um robô virtual, uma vez que realiza trabalhos a partir do controle humano, é constituído por uma garra e um mundo de blocos, com o qual interage a partir dos comandos que lhe são dados durante o diálogo em língua Inglesa. Para isso, são utilizados também pressupostos da Robótica , que, integrados ao PLN e à IA presentes na compreensão da linguagem e na resposta às perguntas e comandos, proporcionam uma interação com o mundo de blocos, o qual representa a realidade do robô, e com a pessoa que o controla.. Marques (2009) buscou, então, em sua dissertação de mestrado no CEFET-MG, cujos dados foram coletados no LPLC, analisar, numa apreciação crítica retrospectiva do SHRDLU, se seriam mantidas, após os desenvolvimentos teóricos e tecnológicos ocorridos desde sua realização, interpretações e conclusões da época quanto ao seu sucesso em simular compreensão de diálogo em linguagem natural na língua inglesa. Além disso, foi feita investigação no sentido de perceber se a versão de 1990 em linguagem JAVA tem as mesmas funcionalidades descritas na literatura como sendo implementadas no software original; se há algumas possibilidades de aperfeiçoamento do SHRDLU com agregação de tecnologias disponíveis em 2009, oportunizando novos caminhos de pesquisa e eventual uso didático. RESULTADOS E DISCUSSÃO O protótipo físico do robotlplc foi desenvolvido tomando-se por base as funcionalidades do robô virtual SHURDLU, conforme descritas por Winnograd (1971) em sua tese de doutorado. O protótipo do robô físico em sua primeira versão foi composto por um mundo de blocos (formas geométricas tais como pirâmides, cubos e cilindros) e por uma garra. Os comandos dados pelo usuário eram executados aplicando movimentos dessa garra para atuar nesse mundo de blocos captando as peças e deslocando-as conforme o comando recebido, como pode ser visto na imagem da tela em que o robô virtual se encontra em funcionamento. A versão atual do robô, apelidada de ROBOTLPLC2013 surgiu da proposta de Carvalho (2013) que procurava corrigir defeitos da plataforma do micromundo, corrigindo medidas, ângulos e alinhamentos dessa estrutura bem como de todo o conjunto mecânico do robô. O pesquisador em referência , teve como ponto de partida a lista de peças e demais simulações executadas por Senra (2011), conforme apresentadas no quadro 1 e na figura 4. A partir do momento em que se tinha a possibilidade de replicar a arquitetura da segunda versão corrigindo seus erros de funcionalidade, Carvalho (2013) realizou a substituição das madeiras que davam suporte à segunda versão por acrílico que possui menor peso, melhor acabamento e que permite visualizar de forma clara o funcionamento mecânico do robô, o que se torna bem interessante em se tratando de um projeto educacional, executado por pesquisadores sem objetivo comercial. O pesquisador (ibid, 2013) remodelou também o conjunto eletrônico do robô por completo, substituindo as placas, fontes, conexões e o suporte dessas placas. Adequou o eletroímã às especificações de Cardoso (2012) e o fabricou para correta aplicação ao robotlplc. Ao executar a troca de madeira por acrílico, foram anexados acoplamentos flexíveis entre os motores e o guia linear de cada eixo, permitindo uma maior estabilidade mecânica ao protótipo e ainda inseriu pés e tampões na base da estrutura. A arquitetura do hardware do robotlplc é composta por controle eletrônico dos motores executados por três placas drivers e uma interface. A interface lê as informações do programa controlador executado e faz a transmissão dessas informações para os drivers. A cada driver corresponde um motor. Atualmente é utilizado o programa de comando numérico (CNC) MACH3MIL, para adequar as funcionalidades do hardware para que o protótipo esteja apto a realizar testes de PLN. CONCLUSÕES Diante das pesquisas desenvolvidas até agora, consideramos que a estrutura apresentada na Fig. 07, diagrama macro do protótipo proposto, seja a configuração de controle mais adequada para o robotlplc. Nessa perspectiva, desenvolvemos o protótipo do robotlplc baseando-nos no paradigma híbrido deliberativo-reativo devido à necessidade de aliar o comportamento reativo de sensores a serem instalados no futuro com as atividades deliberativas necessárias para realizar tarefas de PLN. Desta forma, o protótipo do robotlplc pode estar adequado a uma estrutura de controle a ser composta por softwares de percepção, localização, mapeamento, planejamento de ação, planejamento de caminho, gerador de referência, desviador de obstáculos, controlador e gerador da garra eletromagnética e de sistema de visão. Com esses resultados, avaliamos que esse trabalho ofereceu contribuições para o avanço das pesquisas no Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG (Posling), bem como no Laboratório de Pesquisa em Leitura e Cognição que integra o Núcleo de Pesquisas em Linguagem e Tecnologia, onde realizamos as nossas pesquisas em colaboração com alunos das diversas graduações e pós-graduações stricto sensu do CEFET-MG.

Portraits

Photography (1999 – 2013)

Chapter 9 Nomadic Lifestyle

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